TRAPOERABA OU MARIANAS

TRAPOERABA OU MARIANAS

Vistas misturada em pastos ou locais de umidade como beira de rios, plantações principalmente de bananeiras, goiabeiras e uvas onde se desenvolve nas sombras e se espalham como gramas ao chão. No entanto isso não é uma definição absoluta, há entre as marianas espécies que adoram solo arenoso e quente, quase sem água como no caso das commelina africanas sp; ou como definida em seu ambiente natural, Oruka eti ti Osun – brinco de Oxum ou ainda Lukaia Lumbisu – Folha de verdura, ou ainda King’eleng’ele  ua Luvuma – Brinco de flor e uma diversidade enorme de nomes locais.

Lá são usadas não somente como refogado mas principalmente como medicinal, para problemas renais, reumatismo, herpes, hemorroidas, ascite, hidropisia  e etc…

São de diversas variedades, mas a mais conhecida é a de cor azul, (Commelina erecta L.).

Recebe pelo continente e pelo mundo uma diversidade de nomes como todas as plantas e ervas o que causa uma confusão para os que estudam ou querem obter informação sobre as mesmas.

Alguns deles são: Andaca, capim-gomoso, grama-da-terra, grama-do-maranhão, maria-mole, marianinha, tracoeraba, capoeraba, trapoeraba, trapoerabana, Didi-da-Porteira; Erva-de-Santa-Lúcia; Erva-Menina; Erva-Mijona; Flor-das-Lavadeiras; Olhos de Santa Luzia)

Vamos tentando separar então as “Marianinhas” por imagens para ficar mais fácil de identifica-las, já que todas são chamadas de Trapoeraba e tem uma família vasta com variedades imensas ao ponto de algumas nem darem flores, outras mesmo bem parecidas tem diferenças em tamanho e posicionamento da flor e outras ainda dão apenas botões que não se abrem nunca. Se isso é variedade ou problema com o meio ambiente não sei, apenas vi e algumas tive eu a oportunidade de registrar em fotos.

Embora não tenha me aprofundado nos estudos das mesmas, são ervas ditas daninhas¹, como se elas danificassem algo quando a bem da verdade quem danifica a natureza é outra espécie que não é vegetal e sim animal conhecida como Homo sapiens, que onde pisa destrói, consome e modifica, inclusive causando desequilíbrio entre animais e vegetais para depois nomeá-los como daninho, pragas e coisas do gênero.

Concepções de visões a parte várias marianinhas servem de alimento para animais como forragem e também para nós humanos como alimento e como remédio.

A Tripogandra diurética, é utilizada aqui no Brasil como alimento refogada como espinafre e servida, usa-se toda sua parte aérea com talos folhas e flores. E como remédio catam-se as flores para um preparo de chá usado como diurético e para perda de peso além também de ser utilizado para outras enfermidades relacionadas ao sistema diurético, tais como blenorragias, cistites, uretrite e etc…

Seu chá medicinal, no entanto segundo dizem faz muito mais efeito quando suas folhas, flores e hastes são primeiro ressecados para depois serem usados na infusão do chá.

A variedade africana dessa família que tem como diferencial a cor e local preferido de se instalar com sua flor amarela e assim como comestíveis fazem partes de rituais dos cultos africanos como remédios elaborados também a base de chás e de misturas com outras ervas.

O mais importante é saber identificar cada uma delas com perfeição pois somente da variedade que tem a flor azul aqui no brasil existem várias, umas maiores, outras menores, outras ainda bem recolhidas ao ponto de nem abrirem.

Deixarei aqui imagens sendo algumas minhas de meu jardim e outras de sites da rede.

Esse material como todos os outros aqui presentes não tem nenhum fim lucrativo e apenas de informação, caso sinta-se ofendido por seus direitos peça em particular pelo email ( Kambami@gmail.com) que retirarei sua imagem e o link de seu espaço o mais breve possível..

 

Commelina erecta L.

Trapoeraba azulTrapoeraba azul1 trapoeraba azul2

 

Commelina diffusa Burm. f.

Commelina diffusa Burm. f.

 

Tradescantia zebrina

Trapoeraba zebrinha

Tripogandra diurética

Tripogandra diurética - Trapoeraba lilás Tripogandra diuretica (Mart.) Handlos1

 

Tradescantia palida purpúrea

???????????????????????????????

Tradescantia fluminensis / umbraculifera

Tradescantia umbraculifera (Trapoeraba-branca)

Commelina africana sp.

Commelina_africana1 - commelina amarelo; (Port.) geeleendagsblom (Afr). Commelina_africana2 - commelina amarelo; (Port.) geeleendagsblom (Afr).

 

Commelina benghalensis L.

Commelina_benghalensis_L._(9076580538)

 

Commelina difusa

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Algumas variedades não identificadas

Commelina1 IMG_20150105_075724938 Trapoeraba roxa

Remédios e comidas

180_1342_1 P9200415 trapoeraba -salada

 

Mapa da Distribuição

map_of_Commelina_diffusa

 

Fontes de imagens:

http://panelasdecapim.blogspot.com.br/2013/09/bobo-de-abobora-com-banana-da-terra-e.html#.VMfuvtLF9y5

http://fernkloof.com/species.mv?394

 

Pesquisa realizada por Kambami

Anúncios

Sobre KAMBAMI

Quode natura date, nemo negare potere.
Esta entrada foi publicada em ALIMENTO, COSMÉTICO, Ervas Medicinais com as etiquetas , . ligação permanente.

22 respostas a TRAPOERABA OU MARIANAS

  1. Mariana Gouveia diz:

    Show! Muito bom!
    Acho que a única que não tenho por aqui é a amarela.
    Obrigada

  2. Nossa! Que legal! Voltarei outra hora com mais tempo.
    Amo plantas!

    Ah! Favoritei 🙂

  3. Sandro diz:

    Olá!
    Gostei muito do texto.
    Estou com uma duvida em relação as comestíveis desta especie, você sabe se a Tradescantia zebrina é comestível, no caso as flores e folhas?

    Obrigado!

    • KAMBAMI diz:

      Olá Sandro! Muito boa sua pergunta e sua visita. Vamos primeiro esclarecer que não sou um especialista na área e sim um pesquisador da fauna e flora e um amante da Natureza. O conhecimento que tenho é que a variedade por você citada (Lambari – Tradescantia zebrina) não é comestível e sim usada como erva medicinal por quem detém seu conhecimento o que no caso mesmo sabendo não posso receitar aqui no site. Espero ter esclarecido e obrigado pela visita. Fique a vontade para comentar e pesquisar. Abraços! 🙂

  4. Neto diz:

    É fato que ela já se espalhou por todo o Brasil e não só por algumas regiões como mostra no mapa. Moro no Maranhão e um terreno que tenho ao lado de casa é lotado delas.

  5. Jurema diz:

    Tenho um arsenal de ervas em meu quintal que até então não sabia . Amei

  6. Robson Gomes diz:

    Sempre tive jabutis em casa e eles adoram. Fica aqui registrado como curiosidade.

    • KAMBAMI diz:

      Verdade a trapoeraba é admirada por vários animais, jabutis, coelhos, galinhas, porcos, cabritos, etc…
      Acredito eu que pela sua suculência, seja bem admirada e consumida por esses animais e até por nós mesmo em pratos exóticos ou tribais.
      Obrigado por seu registro é visita.👍😉

  7. Ana Clara diz:

    Olá,
    Amei a sua página. Comprei uma muda do gengibre azul recentemente, fiquei encantada pela planta e suas flores. Nosmeus canteiros tendo a trapoeraba azul. Qual a espécie mais adequada para forração? Cresce muito mato e gostaria de uma forração bonita. Tenho canteiros de sol pleno, outros de meia sombra. Pode me ajudar? Grata.

  8. Ana Clara diz:

    Bom dia,
    Obrigada pela sua resposta tão rápida. Acho que conversaremos muito daqui por diante. Amo plantas. Gostaria de ter mais espaço para cultivar tudo o que gosto. Tenho algumas plantas que não sei o nome, algumas eu já procurei, mas não achei nada sobre elas. Posso mandar as fotos para voce?

  9. Ana Clara diz:

    Não consegui abrir o link, deu mensagem de erro.

  10. vanuzia Romaria frança figueiredo diz:

    Gostei muito do seu esclarecimento,pois, a dias queria saber o nome desta plantinha.

  11. Osvaldo de Freitas Ferreira diz:

    Tenho uma variedade na mata com uma cor roxa marcante folhas largas vou fotografar e deoxarope aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s